Dualidade sentimental

ninho-de-passaro-5

Eu nasci pássaro. Embora eu tivesse asas e meu corpo tivesse sido projetado para voar, por algum tempo — por muito tempo — eu achei que era árvore.

E por que não haveria de ser? Eu havia nascido em uma árvore e até determinado momento da minha vida, tudo o que eu tinha visto se resumia a galhos e folhas. Então, como seria de se esperar de qualquer árvore, tentei criar raízes. E tentei com tamanha determinação que cheguei acreditar tê-las de fato. Até que, claro, um dia, eu dei o salto.

Aconteceu quase que por acidente, sem eu querer, sem eu pensar. Era um pouco de impulso e muito de instinto. Algo em mim ainda se atraía pela altura em vez de temê-la. E calhou de eu saltar em uma rara noite fria de verão — muito mais tarde, claro, do que todos os outros pássaros da minha idade. Mas, enquanto eles voavam naquela fria noite porque de alguma forma sempre o tinham feito, eu aproveitava a sensação.

Senti pela primeira vez o ar frio acariciando a pele que havia por baixo das penas. Vi as estrelas, até então lantejoulas fixas, se tornarem borrões brilhantes em movimento. E vi a Lua. De onde eu estava quando achava ser árvore, não conseguia ver a lua. E me encantei. E tomei consciência de que só me sentia tão livre e tão plena porque sabia a diferença entre ficar parada e voar.

Ali, ainda voando e aproveitando a sensação, perguntei-me por quanto tempo duraria a felicidade que sentia. E como um passe de mágica, ela se esvaeceu. Pousei no galho da árvore-mãe e abracei mais uma vez o prazer da segurança, do que é conhecido, do que não muda. Mas senti, acima de tudo, que enquanto eu tivesse o gozo da segurança, jamais teria o da liberdade.

Aquele foi, certamente, o momento mais bonito e mais triste da minha vida.

Leave a Reply

