Humanidade perdida

Humanidade perdida

Num desses dias em que voltava pra casa à noite e distraída, fui abordada por uma mulher, moradora de rua do centro de Florianópolis. Eu continuei andando com os passos firmes e estava prestes a mudar o caminho quando a ouvi dizer, quase em prantos:
– Eu só queria um abraço.

Respirei fundo, voltei e abri os braços. Ela chorou. De alguma maneira, acho que nem ela acreditava na possibilidade de um abraço. Sentei e conversei com a moça por algum tempo. Ofereci-me para comprar um lanche e uma refrigerante, o que ela aceitou de bom de grado e enquanto ela fumava um cigarro, conversamos sobre como ela havia chegado lá.
– É só depressão, moça. É só solidão. Solidão de passar dias deitada numa cama suja e fria, improvisada no chão e ninguém te perceber, nem sentir sua falta. É solidão por ter sido estuprada pelo próprio pai quando ainda era criança e ter sido expulsa de casa quando contei pra minha mãe, porque ela ficou com ciúmes. Eu tinha 12 anos, eu acho. Eu olho pra você e sinto o que eu poderia ser, sabe? Bonita, cabelo arrumado, unha feita. Eu queria poder ter, ser assim também. Mas me estraguei. Nem minha voz, que já foi boa pra cantar, eu conservei.

E conversamos por algum tempo.

… Acostumamo-nos a ignorar essas pessoas mais que ignoramos gatos e cães de ruas. E nem temos vergonha. Acostumamo-nos porque os julgamos perigosos, porque os julgamos, de alguma maneira, menos humanos — e com medo de perder um celular ou umas notas de dinheiro, perdemos a sensibilidade, a capacidade se colocar no lugar do próximo.

A foto acima e o vídeo linkado abaixo contam a história de Raimundo, um morador de rua que escrevia poesias.
Raimundo é mais um exemplo do quanto simplesmente olhar pro lado pode fazer a diferença.
http://vimeo.com/85667492

Leave a Reply

